Notícias

Você esteve seguro no FIB e não sabia!

31/10/2018 - 08:00

A Viconseg tem se destacado como especialista em seguro de eventos.  Prova disso é a presença da empresa, em parceria com a Porto Seguro, nas principais festas da região dos últimos anos. Já foram assegurados pela Viconseg os seguintes eventos: Festival de Inverno, São Pedro Tôa Tôa, Brega Light, Choppada de Medicina, shows da Mistureba Produções e os Shows de humor.

Apesar de muitos produtores ainda não se importarem com esse tipo de seguro, ele é de suma importância, pois proporciona uma tranquilidade ao organizador e expositor, que também demonstram ao público o quanto eles se preocupam com o seu bem-estar.

Quem não se lembra do incêndio na boate Kiss? Foi uma tragédia que matou 242 pessoas e feriu outras 680 numa discoteca da cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O incêndio ocorreu na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013 e foi causado por um sinalizador disparado no palco, em direção ao teto, por um integrante da banda que se apresentava no local. A imprudência e as más condições de segurança ocasionaram a morte de mais de duzentas pessoas.

Se além das más condições do local, os proprietários se preocupassem em ter o seguro de Responsabilidade Civil de eventos,  talvez não fossem condenados na Justiça.

 

 

Segurança máxima

Além dos já citados acima, eventos corporativos, esportivos, promocionais, sociais e religiosos (retirar vírgula após “religiosos”) podem contar com o seguro em sua realização, para garantir a todos os envolvidos – organização, promoção e exposição – a resolução de possíveis fatalidades durante o evento como: incêndios, quedas de

objeto e até mesmo desabamento total ou parcial da estrutura temporária.

O seguro lhe dá a paz necessária para lidar com a imprevisibilidade dos acontecimentos. Quantos fãs já não foram a um show e acabaram sendo surpreendidos pela ausência do artista mais esperado da festa? Essa é mais uma situação em que o plano cobre os prejuízos.  Assim ninguém perde: nem quem comprou o ingresso, nem a organização.

Outro infortúnio que nunca é esperado  são os acidentes pessoais. Mesmo que a empresa se preocupe com toda a estrutura, preveja todas as possíveis fatalidades, eles ainda podem acontecer, porque os riscos técnicos, naturais e biológicos sempre existirão, podendo causar a morte ou invalidez tanto de participantes, como dos trabalhadores. E mais uma vez, o seguro se encarrega de resolver tudo.

 

 

Estrutura

Grandes eventos carecem de uma estrutura estonteante. O Festival de Inverno da Bahia, por exemplo, chama muita atenção pela beleza e segurança de sua infraestrutura. Muita gente está envolvida neste processo, e isso aumenta as chances de acidentes acontecerem durante a montagem e desmontagem dos palcos e de outros espaços temporários.

Essa situação tem sido motivo de grande preocupação. Apenas em São Paulo, de 2010 a 2013, foram registrados 180 casos de acidentes com os operários envolvidos na realização da estrutura de feiras, stands e eventos.

Além dos danos pessoais, o seguro também se responsabiliza pelos prejuízos materiais que podem ocorrer na montagem e desmontagem da estrutura, e perda de equipamentos durante a deslocação.

Se você esteve no Festival de Inverno Bahia 2018, saiba que esteve bem protegido, pois a organização se preocupou com todas essas questões e contou com a Viconseg e a Porto Seguro para evitar e/ou resolver todos os possíveis e impossíveis acidentes, antes, durante e depois do evento.

 

 

Comes e bebes garantidos

Quando os comes e bebes terminam, a festa acaba junto também. É muito importante evitar esse tipo de acontecimento, dado que  os transtornos são grandes, especialmente se os participantes pagaram por um serviço All Inclusive.

Contudo, se esse incidente acontecer, o seguro também cobre os prejuízos causados a terceiros pelo fornecimento de bebidas e alimentos para consumo durante o evento, desde que o fornecimento tenha sido feito por empresas contratadas pelo segurado.

 

A obrigatoriedade dos seguros está prevista para se tornar lei

A PLP 1/2015 prevê a obrigatoriedade do seguro de responsabilidade civil de empresas. O projeto, proposto pelo deputado federal Lucas Virgílio, já aprovado na Câmara, segue para avaliação do Plenário. Se aprovado, promotores e organizadores de eventos terão que adquirir o seguro, a fim de evitar riscos e transtornos provocados durante e após o evento.

 

 

 

 

Porto Seguro

A Porto Seguro é uma das maiores seguradoras do país. Com tem 73 anos de mercado, dispõe de diversos tipos de seguro. A responsabilidade e compromisso com os clientes foram os percussores do crescimento do negócio, que conta hoje com um grupo composto por 28 empresas diferentes em todo território nacional.  A parceria da Viconseg com a Porto Seguro foi um casamento perfeito para agregar valor aos eventos realizados em nossa região.

Lucas Pitombo – gerente comercial da Porto comercial da Porto Seguro

Comentários

Os comentários aqui descritos não respresentam opnião da Revista Personnalité e é de inteira responsabilidade do usuário.