Notícias

VOCÊ CONHECE OS BENEFÍCIOS DO PILATES?

Unir o corpo e a mente. Foi a partir desse pensamento que Joseph Pilates criou o método inicialmente chamado de contrologia.

23/01/2020 - 09:00

 

O Pilates é indicado para quem deseja aperfeiçoar a musculatura corporal, evitar doenças cardiovasculares, eliminar o estresse ocasionado pela correria do dia a dia, emagrecer, corrigir a postura, aumentar a flexibilidade, estimular a coordenação motora, prevenir fraturas ocasionadas pela osteoporose, melhorar concentração e amenizar dores. Enfim, são muitos os benefícios adquiridos dessa prática.

 

Mais do que uma série de exercícios, ele é considerado uma filosofia de vida baseada em 6 princípios:

Controle: o controle de todos os movimentos aprimora a coordenação motora, evitando contrações musculares inadequadas ou indesejáveis.

Precisão: fundamental para a qualidade do movimento e realinhamento postural.

Centro: é o foco de todos os exercícios do método, pois o fortalecimento dessa musculatura proporciona a estabilização do tronco e um alinhamento com menor gasto energético aos movimentos.

Fluidez: dá leveza ao exercício, com movimentos controlados para que não haja impacto pesados no começo nem no final de nenhum exercício.

Respiração: fator primordial no início do movimento, e tem sempre que estar sincronizada com a realização deles.

Concentração: para garantir que o movimento seja desenvolvido com a maior eficácia possível.

As sessões costumam durar de 45 minutos a uma hora e qualquer pessoa pode frequentar as aulas, desde crianças a mulheres grávidas, pois os exercícios são adaptados.

 

Comentários

Os comentários aqui descritos não respresentam opnião da Revista Personnalité e é de inteira responsabilidade do usuário.