Notícias

Verão sem lesões - Por Dr. Aloísio Alan

Viagens, mais disposição para a prática de esportes, uso de bikes e motos, consumo de álcool são frequentes nessa época. Tudo isso pode favorecer situações como quedas, pancadas e até acidentes que resultam em problemas ortopédicos.

17/01/2018

Dr. Aloísio alan é Membro Titular da Sociedade Internacional de Cirurgia do Joelho, Artroscopia e Medicina Esportiva (ISAKOS) – Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) – Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC)

 

 

O clima quente e as atividades típicas do período de férias aumentam o risco de lesões como traumas nos músculos, articulações, tendões, ligamentos e ossos. Viagens, mais disposição para a prática de esportes, uso de bikes e motos, consumo de álcool são frequentes nessa época. Tudo isso pode favorecer situações como quedas, pancadas e até acidentes que resultam em problemas ortopédicos.

Há quem tenha guardado toda a energia para gastar nas férias, fazendo tudo de uma vez e sem a devida preparação. Mergulhos, caminhadas, corridas, jogos de praia; são numerosas opções, mas é preciso tomar cuidado ao praticar atividades físicas com as quais não se esteja acostumado. A dica para o sedentário ao andar longos percursos durante uma viagem é optar por uma programação alternada entre atividades e períodos de descanso. Como os pés e joelhos costumam ser os mais afetados, é indicado pôr os pés para cima e fazer compressa com gelo no final do dia. Para evitar problemas, é importante começar devagar e ir aumentando o ritmo da caminhada. Isso ativa a musculatura e aumenta o fluxo sanguíneo do coração. O uso de tênis e meias apropriados também é fundamental para prevenir lesões como a entorse do tornozelo.

 

 

Há modelos de tênis altos adequados para voleibol e basquete. Quem vai praticar futebol, voleibol, basquete e esportes aquáticos como surf, kitesurf e wakeboard deve ficar atento à entorse de joelho, que ocorre no esporte ao realizar rotação do tronco com o membro apoiado no solo. Nesse sentido, vale destacar a importância dos alongamentos, fortalecimento muscular e aquecimento antes das atividades desportivas.

E já que estamos falando de férias, também fica o alerta para não mergulhar em local desconhecido e raso. Já os adeptos ao ciclismo precisam usar os equipamentos de proteção, assim como quem vai pegar a estrada de carro tem a obrigação de usar cinto de segurança e não consumir bebidas alcoólicas. É recomendável procurar imediatamente a ajuda de profissionais capacitados na suspeita de uma lesão. Depois de uma avaliação de emergência, o paciente deve buscar a consulta ortopédica de urgência.

 

 

 

Comentários

Os comentários aqui descritos não respresentam opnião da Revista Personnalité e é de inteira responsabilidade do usuário.