Notícias

Uni - duni - tê: saúde desde pequenininhos eles irão ter!

Conhecida pelos seus pequenos pacientes como “tia Sarita”, a médica preza por um atendimento humanizado

 

A pediatra Sarita Viana é natural de Vitória da Conquista. Ainda muito jovem, aos 16 anos, foi morar em Belo Horizonte – MG, onde concluiu sua graduação em medicina, no ano de 2012 e, posteriormente, também sua residência médica em Pediatria, na Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (CMMG). Possui título de especialista, é pós-graduada em nutrologia infantil e é membro da Sociedade Brasileira de Pediatria.

 

 

Conhecida pelos seus pequenos pacientes como “tia Sarita”, ela preza por um atendimento humanizado, com muito amor, carinho, atenção e zelo, ofertando cuidados dirigidos e superando os anseios das famílias.

 

 

Pouco mais de um ano após retornar a Vitória da Conquista, Dra. Sarita conta que ganhou uma visibilidade e uma procura que não imaginava: “Nunca tive dúvidas quanto à minha escolha. Na verdade, costumo dizer que a pediatria foi que me escolheu e trouxe sentido para a minha vida. Sou apaixonada e muito dedicada ao que faço. Em outubro do ano passado (2018), voltei à minha terra natal cheia de sonhos, mas ainda tímida e meio perdida, sem saber ao certo o que me aguardava profissionalmente”.

 

 

“Não esperava que, em tão pouco tempo, fosse conquistar a confiança e o carinho de tantos pais. Eu só posso agradecer por ter a oportunidade de conviver diariamente com meus pequenos, com tantas famílias maravilhosas, com pais e principalmente mamães que se esforçam e se dedicam aos filhos de maneira incondicional. Vejo todo o esforço deles, as noites mal dormidas, a sensação de exaustão e toda superação. E tudo o que tento fazer é ajudá-los para que esse período seja mais leve. Eu sou muito feliz por isso. Por eles me darem a oportunidade de fazer o que eu amo. Por me escutarem e confiarem naquilo que faço”.

 

 

Vendo o brilho nos olhos ao falar do seu trabalho, conseguimos entender que essa procura cada dia mais crescente pelos serviços prestados por Dra. Sarita, em várias clínicas e ambulatórios hospitalares da cidade, deve-se, sem dúvida, à sua forma singela e diferenciada de exercer a medicina.  “Eu tenho como determinação o atendimento de cada criança de forma única, respeitando suas singularidades, características e condição social das famílias. Gosto de ouvir com paciência todas as queixas e tenho muito cuidado em explicar tudo sobre determinado assunto ou doença e tratamento. Me sinto realizada por exercer uma profissão que me completa e a cada dia me faz amadurecer e crescer como profissional e ser humano. Cada paciente que passa por mim, junto com sua família, me instiga a cada vez mais acolher com muito carinho e amor meus pequenos. A seguinte frase traduz todos os meus sentimentos: ‘O paciente não é só um paciente. Ele é o amor da vida de alguém’ ”.

 

 

Com uma visão empreendedora, Dra. Sarita trouxe, de forma pioneira para Vitória da Conquista, o Home Ped, serviço de atendimento pediátrico domiciliar que ocorre no conforto e comodidade de cada lar, proporcionando às famílias conquistenses um atendimento diferenciado, com todos os aparatos médicos necessários para uma consulta completa e muito mais tranquila. . “Ao invés de se deslocar até o consultório ou ao pronto atendimento com um bebê recém-nascido, vou até à casa dos pais da criança e a examino com muito mais tranquilidade, tiro todas as dúvidas, oriento e resolvo possíveis complicações, num atendimento ainda mais humanizado, personalizado e seguro. Foi pensando em tudo isso que eu trouxe essa novidade do atendimento domiciliar para a cidade.”

 

 

Para finalizar, Dra. Sarita falou um pouquinho sobre a importância do atendimento pediátrico e fez um alerta aos pais: “Infelizmente, por desconhecimento e falta de tempo, muitos pais acabam levando os filhos ao pediatra somente quando a criança está doente. Nosso papel, contudo, vai além de tratar problemas. É cuidar dos pequenos, acompanhar o crescimento e orientar as famílias para o adequado desenvolvimento infantil. Criança que vai regularmente às consultas tem uma diminuição drástica na rotina de emergências, o que promove mais conforto aos filhos e menos dores de cabeça aos pais. ”  

 

 

Você pode conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido por Dra. Sarita em sua página no Instagram — @drasaritaviana —, na qual a médica conquistense possui milhares de seguidores Brasil a fora. Lá, ela compartilha dicas, responde diariamente várias perguntas e tira dúvidas dos pais.

 

Comentários

Os comentários aqui descritos não respresentam opnião da Revista Personnalité e é de inteira responsabilidade do usuário.

Mais Lidas