Notícias

Terpaia ocupacional: você já ouviu falar sobre Funções Executivas?

24/01/2019 - 08:00

Você já ouviu falar sobre Funções Executivas?

 

Certamente não se trata de atribuições administrativas de empresários, mas sim da capacidade humana em gerenciar atividades para um determinado objetivo. Desta forma, quando a pessoa não consegue iniciar, planejar e dar continuidade a uma atividade, ou resolver problemas, poderá estar sofrendo de disfunção executiva.

 

 

 

 

As funções executivas têm como regente o lobo frontal que possibilita o indivíduo realizar ações objetivas, planejadas, organizadas e motivadas. Resultam na habilidade em realizar atividade com êxito de forma independente, auto-servindo o comportamento e favorecendo o desempenho de ações voluntárias dirigidas a metas. Para que isso ocorra, vários aspectos cognitivos estão envolvidos, como por exemplo: motivação, emoção, atenção, memória, pensamento e planejamento. A disfunção executiva traz problemas sérios para o dia a dia da pessoa acometida, tanto em atividades simples como sair para comprar pão na padaria, quanto ao realizar atividades no trabalho.

 

 

As patologias que podem levar a disfunções executivas são:

 

As Demências Neuro-Degenerativas, Traumatismo Crânio Encefálico (TCE), Acidente Vascular Cerebral (AVC), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), Alcoolismo, etc. O acompanhamento do Terapeuta Ocupacional é fundamental para a pessoa com disfunção executiva, porque atinge diretamente a capacidade de realizar atividades gerando a perda da autonomia, tais como dificuldade para aprender, não conseguir administrar o próprio dinheiro, dentre outras. A pessoa com disfunção executiva necessitará de adequação de ambientes da sua convivência, adequação da sua rotina, assim como abordagens terapêuticas que o habilitem a criar estratégias para lidar com situações difíceis e cotidianas, afima Dra. Andrea Regina.

 

 

Dra. Andrea Regina Terapeuta Ocupacional Crefito 7 nº 10950-TO
Especialista em: Gerontologia e  Gestão em saúde.
7499929-0054 (Whatsapp).

773421-8010

Comentários

Os comentários aqui descritos não respresentam opnião da Revista Personnalité e é de inteira responsabilidade do usuário.

Mais Lidas