Notícias

Projeto de Equoterapia promete qualidade de vida para crianças com necessidades especiais

O Centro de Equoterapia Instituto Lar dos Kerubins (CEILk) chegou em Vitória da Conquista

11/03/2019 - 12:00

 

 

Crianças com necessidades especiais serão beneficiadas com a Equoterapia gratuitamente em Vitória da Conquista.  A equoterapia diz respeito a uma série de atividades que utiliza o cavalo, para estimular o desenvolvimento motor, psíquico e físico de seus praticantes.

O Centro de Equoterapia Instituto Lar dos Querubins (CEILk), fundado pela psicomotricista Klebia Cordeiro há 7 anos em Itapetinga, agora possui um núcleo aqui na cidade. Inaugurado no dia 23 de dezembro, a entidade não possui fins lucrativos e por esse motivo solicita o apoio de todos para que as atividades permaneçam.

 

 

Mãe de um autista, *Klebia buscou conhecimento para ajudar seu filho e outras crianças com necessidades especiais. Hoje, ela é formada em Pedagogia, especializada em Psicomotrocidade e Mestre em Educação Especial. Klebia também oferece direcionamentos pedagógicos para outros profissionais da educação que convivem com crianças especiais, a fim de auxiliar e retificar dúvidas de como lidar com as dificuldades psicomotoras que elas possuem.

O CEILK funciona no Capinal, na zona rural de Vitória da Conquista, oferecendo o tratamento de equoterapia para crianças carentes que possuem autismo, paralisia cerebral, síndrome de drown, microcefalia, dentre outras deficiências. Além da equoterapia, também é disponibilizado programas particulares que ajudam a custear o tratamento gratuito.

 

Início das atividades nesta sexta-feira, 15.

 

 

Como funciona a Equoterapia?

 

 

 

 

A equoterapia é uma abordagem terapêutica que utiliza o cavalo como agente promotor do desenvolvimento multidisciplinar e interdisciplinar ao praticante. Os movimentos tridimensionais do cavalo induzem uma série de benefícios motores ao aluno: aperfeiçoa a percepção do movimento, melhora a postura e equilíbrio, estimula a consciência corporal e otimiza a resposta do sistema nervoso central. No campo psíquico, desenvolve o afeto, eleva à autoestima e o bem-estar.

 

Quer ser um apoiador ou voluntário?

 

 

 

 

A equoterapia exige uma equipe multidisciplinar formada por: psicomotricistas, fisioterapeutas, psicólogos, psicopedagogos e equinocultores.  Além disso, demanda um alto-custo com o espaço, os cuidados e alimentação dos cavalos, mesmo porque, a qualidade de vida do animal interfere diretamente no tratamento dos pacientes. Seja um apoiador desse lindo projeto e ajude a melhorar a vida de crianças, jovens e idosos que precisam de acompanhamento especial.

Sigam o Instagram @ceilqequoterapia e curta a página oficial no Facebook: Instituto Lar dos Kerubins.

 

Telefone:  77 98879-2141.

 

*Klebia Cordeiro Dias

 

  • Pedagoga;
  • Psicomotricista pela OIPR Organização Internacional de Psicomotricidade e Relaxacão – Paris França;
  • Pós-graduação em Psicomotricidade;
  • Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento;
  • Equoterapeuta – ANDE Brasil;
  • Mestrado em Educação Especial – Portugal.

Comentários

Os comentários aqui descritos não respresentam opnião da Revista Personnalité e é de inteira responsabilidade do usuário.