Notícias

"Mestre" Josa: um ícone conquistense

No dia 6 de novembro de 2019, ele recebeu o título de Cidadão Conquistense

19/12/2019 - 10:00

 

Nascido em 1942 no município de Pedra, em Pernambuco, Josemir Ferreira é um dos monstros sagrados do empreendedorismo conquistense. No auge dos seus 77 anos, ele ainda exerce de forma moderada suas atividades comerciais e acumula uma incrível história de vida ao lado da esposa, três filhos e cinco netos.

O pernambucano é filho de José Sabino e Emília da Silva. Quando Josemir tinha apenas quatro anos de idade, a família se mudou para a cidade de Tabira-PE, local onde viveu até a adolescência. Aos 15 anos, o jovem queria desbravar mundo afora e escolheu Brasília para ir em busca dos seus sonhos. Em solo brasiliense, teve o privilégio de vivenciar um dos momentos marcantes da história do país, participando da construção da capital federal. Anos mais tarde, em 1965, retornou a Tabira com várias experiências de vida acumuladas.

 

 

A volta para sua terra de origem lhe reservou uma boa surpresa: conheceu Maria das Graças com quem se casou. Novos planos foram traçados e a cidade de São Paulo era o próximo destino e aconchego do casal para viver. No entanto, após mais de 13 anos morando na terra da garoa, a vida quis lhe presentear com algo ainda mais especial. Escolheu, em 1979, a cidade de Vitória da Conquista para ser o seu novo lar, onde escreveu uma história extraordinária, sobretudo, no ramo dos negócios.

Tudo começou quando ele comercializava redes de balanço, tapetes, almofadas e animais de pelúcia nas feiras livres. Sua esposa, que participava das vendas, teve a inspiração de abrir um barzinho na casa onde eles moravam. A ideia foi acolhida por todos e ali nasceu o Cai 1 – um dos bares mais frequentados e tradicionais de Vitória da Conquista. O boteco teve início com a presença de alguns moradores do bairro. O negócio cresceu e fez sucesso entre os amigos, até ser transferido para a Associação dos Moradores do BNH, permanecendo até hoje como Bar Cai 1.

 

 

Ao longo de quase 40 anos, Josa fez muitas amizades e conquistou uma clientela fiel, com um leque de histórias que despertam curiosidade, sorriso e contagiam seus velhos e novos clientes. Neste ano, escreveu seu nome na história da cidade que o acolhe durante décadas. No dia 6 de novembro de 2019, ele recebeu o título de Cidadão Conquistense, uma homenagem prestada pela Câmara Municipal com a finalidade de reconhecer a importância das pessoas que vieram de outras cidades, para contribuir com o desenvolvimento do município. Josa se consagra, assim, como um ícone conquistense.

 

Comentários

Os comentários aqui descritos não respresentam opnião da Revista Personnalité e é de inteira responsabilidade do usuário.

Mais Lidas