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Melhore os resultados em suas mídias digitais

23/11/2018 - 08:00

Você sabe a diferença entre Redes Sociais e Mídias Digitais?

 

 

Muita gente confunde o conceito dos dois processos. As Redes Sociais são grupos que conectam pessoas com afinidades em comum, enquanto que as Mídias Digitais são plataformas de comunicação. Portanto, a primeira refere-se às relações interpessoais acontecendo em redes como Facebook, Instagram, Twitter, Linked e outros. Já a segunda, que se refere ao compartilhamento de conteúdo, tem como principais canais os Sites, Blogs e Wikis.

A internet impactou a forma como as pessoas se relacionam e consomem conteúdo. Destinamos muito do nosso tempo em plataformas onlines para acompanhar as notícias do dia, por onde andam os amigos e as pesquisas para definir o melhor lugar para comprar ou o melhor restaurante para comer.

As empresas perceberam essas mudanças, afinal o mercado mudou junto com a nova forma que os consumidores se comportam. Ir a uma loja física está ficando cada vez mais raro para uma grande parcela dos “consumidores digitais”. As mudanças e facilidades nos revelam o perfil do consumidor moderno. De acordo com a  37º edição da pesquisa Webshoppers (2018), o  faturamento de 2017 foi de 47,7 bi   em lojas virtuais, correspondendo a 7,5% de aumento em relação ao ano anterior.

 

 

Os dois grandes desafios das empresas são: relacionar-se com o cliente nos espaços físicos e online, e gerar leads (trazer as pessoas para seu comércio).

O empresário tem observado essa necessidade, do pequeno ao grande negócio, por isso o  investimento em Marketing Digital tem crescido exponencialmente. Segundo os dados divulgados pela IPG Media Brands,  já foram investidos 202 bi ao redor do mundo até 2017. A expectativa para 2018 é que as vendas cheguem a 53,5 bi, ou seja, um crescimento de 12%.

Não é só um mercado promissor, já é uma realidade, a questão agora é como conseguir morder uma “fatia do bolo” e ser estatística positiva.

 

 

 

 

Se você estava pensando que era só criar um perfil e colocar fotos com emoticons, esqueça! A coisa ficou profissional. Livre-se da ideia de que redes sociais e suas mídias podem ser gerenciadas por qualquer pessoa. Um erro simples como perder uma senha pode fazer  você ter que começar tudo do ZERO.

Alcançar milhares de fãs, curtidas e seguidores nas mídias sociais é sinônimo de sucesso? Esqueça! Mude seus conceitos, PMEs precisam de resultados.

Não se engane com números imponentes, pois  eles nem sempre contribuem para o que importa de fato. Afinal, você prefere focar em seguidores ou em vendas? Para ajudar a desmitificar o tema, apresento aqui sete sugestões para nortear de forma produtiva suas mídias digitais.

 

7 DICAS VALIOSAS

 

 

1 – Esteja onde seu público estar

Parece óbvio, mas muitos pulam essa etapa. Não adianta estar em todas as redes sociais apenas porque estão na moda. Foque no canal em que o seu público estiver. Converse com seus clientes e potenciais clientes para conseguir essas informações. Isso evita gastar tempo e dinheiro, qualidade é melhor do que quantidade.

2 – Tenha em mente uma palavra: resultado

É legal receber likes, mas estruture suas mídias para que sejam vetores  que gerem Leads e vendas.

Publicações para posts no blog da empresa e divulgação de ofertas atrativas em páginas de conversão são boas opções para atrair o público. Imagens bonitinhas são só confortantes. Provoque impacto sempre que puder.

3 – Mantenha consistência no conteúdo

É importante oferecer sempre conteúdo relevante, de qualidade e, principalmente, relacionado ao seu negócio.

Mas atenção: é preciso publicar sobre o que o usuário quer ouvir e não sobre o que a empresa quer falar. Forçar a barra geralmente provoca unfollowers (nome dado a pessoas que deixam de seguir o seu perfil).

4 – Tenha alguém de responsabilidade pelas mídias sociais

Para garantir a qualidade é preciso que haja um responsável.

Essa pessoa fará com que as boas práticas sejam cumpridas, como por exemplo frequência, qualidade do conteúdo, além de responder de forma rápida e efetiva qualquer interação dos usuários.

5 – Artes

Isso se tornou um grande diferencial usado por poucos na rede social. “Pelo amor de Jeová” (risos), PARE de fazer montagens bizarras pelo celular ou de pedir para qualquer um fazer. Gere uma campanha e contrate um pacote de artes. Fica mais barato (pesquise e busque sempre referências do profissional).

06 – Vamos comprar seguidores?

Nunca, jamais, nem se o céu se abrir compre seguidores. Recado dado!

 

7 – Digitais Influenceres

Busque fazer boas parcerias, mas, como já foi dito, números nem sempre são sinônimos de resultados, pesquise e veja a reputação do influenciador. Pessoas sem comprometimento podem te deixar na mão ou manchar a reputação de sua marca, por isso cuidado!

Por fim, há casos em que uma boa estratégia para atrair clientes gerou em um mês o que se ganharia em um ano, sendo muito importante monetizar ao máximo seu plano de negócio, sem perder a eficiência e qualidade do produto ou serviço oferecido.

Esqueça as formulas de bolo ou milagrosas:  mídia social é relacionamento, é preciso planejar e ter paciência na construção de leads e audiência. Uma rede de leads é tão poderosa quanto uma propaganda em horário nobre na TV.

 

Ainda tem dúvidas de como chegar até o seu cliente em dias atuais? Siga a dica!Pela palma da mão!

 

 

 

 

 

Para resultados efetivos é preciso ter planejamento. O relacionamento digital com seu público-alvo deve ser direto e verdadeiro. Todos os dias surgem novas estratégias para vendas online: um novo app, uma nova rede social e isso provoca uma grande dispersão de público.

Mas, apesar da fita ótica ditar, no mundo de hoje,  a velocidade da informação, as regras básicas de vendas sempre continuarão as mesmas. Não se esqueça disso!

 

 

Marcelo Saback- Publicitário e Diretor de Criação premiado. Com 20 anos de experiência no mercado, já desenvolveu e participou de campanhas regionais como Coca-Cola, Volkswagen, Fiat, Chevrolet, Silva Calçados, Lojas Nacional, Honda, Shopping Conquista Sul, entre outros.

 

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