Notícias

Lara Gusmão: 20 anos de arquitetura

Em uma entrevista concebida em sua casa, a arquiteta e empresária Lara Gusmão comentou sobre os seus 20 anos de carreira e sua trajetória de sucesso, no universo da arquitetura em Vitória da Conquista

04/10/2019 - 09:00

 

Revista Personnalité: Quando surgiu a sua paixão pela arquitetura?

Lara Gusmão: Eu tinha uns 9 para 10 anos. Já com essa idade, eu soube o que era ser arquiteta. Desde então, decidi que eu queria ser isso e nunca mudei de opinião. Fiz vestibular, faculdade e não me arrependi. A profissão une dois lados que sempre foram meus: ela perpassa pelo caminho das artes, da sensibilidade e da criatividade. Mas também precisa de uma base matemática muito grande.

 

R.P: Como começou a sua carreira no universo empresarial associada à arquitetura?

L.G: Quando me formei, eu trabalhava mais com o urbanismo do que com a arquitetura. Fui automaticamente contratada por uma empresa, mas nela não demorei muito tempo, porque o universo que eu queria era da área arquitetônica. Comecei a trabalhar em alguns escritórios renomados em Salvador – cidade onde eu morava –para depois voltar para Vitória da Conquista. O momento em que abri o escritório com projetos assinados por mim foi exatamente o início da explosão da construção civil no país. A cidade ainda era muito carente de profissionais, que atuassem na área de projeto. E tínhamos poucos profissionais arquitetos naquele momento. Por conta desse espaço e período favorável, eu realmente consegui desenvolver um bom trabalho e criar o meu nome.

 

R.P: Quais os desafios você pode destacar ao longo dessa jornada de vinte anos?

L.G: O meu trabalho é um trabalho dinâmico e o desafio é diário. Seja em um projeto novo que tem alguma restrição, um cliente mais delicado para atender, ou um prazo para cumprir no atendimento ao cliente. E mesmo assim, eu realmente me sinto apaixonada e motivada a encará-los, com a expectativa de que no final do dia vou estar bem feliz. O sentimento realmente é de muita felicidade. Nesse ano “me toquei” que já tenho vinte anos de trabalho. É muito tempo, mas é tão gratificante que me sinto privilegiada. O segredo para minha carreira de sucesso é amar muito o que eu faço. E mais do que amar, ter prazer no que eu faço, de sentar e pensar sobre um projeto e, depois, vê-lo realizado.

 

R.P: Quais os projetos da Lara Gusmão daqui para frente?

L.G: Tenho feito comemorações pontuais com os meus clientes e até o final do ano teremos mais, inclusive com uma surpresa para fechar um ciclo e abrir um novo. Para esse novo ciclo tenho grandes projetos, e pretendo dá um encaminhamento ainda maior para minha atuação e carreira.

 

 

Comentários

Os comentários aqui descritos não respresentam opnião da Revista Personnalité e é de inteira responsabilidade do usuário.

Mais Lidas