Notícias
Laços que abraçam: Outubro Rosa, vista essa causa
Campanha mundial realizada anualmente no mês de outubro, busca a conscientização das mulheres a respeito da prevenção e do diagnóstico do câncer de mama
O mês de outubro é conhecido em todo o mundo como um mês marcado por campanhas e ações afirmativas relacionadas ao diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado todos os anos desde a década de 90.
O objetivo é trazer à sociedade informações sobre a doença, conscientizar, proporcionar e facilitar o acesso aos serviços de diagnóstico e contribuir para a redução da mortalidade. O nome da campanha remete à cor do laço que é um símbolo internacional usado por pessoas, empresas e organizações que promovem movimentos de combate ao câncer.
SINTOMAS
O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de um caroço na mama. Há nódulos que são indolores, irregulares e duros. No entanto, há os que são macios e arredondados. Por isso, é importante ir ao médico para um diagnóstico preciso. Outros sinais compreendem:
– Pele irritada;
– Inchaço;
– Dores no mamilo e vermelhidão;
– Saída de secreção (que não seja o leite materno);
– Caroço nas axilas;
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico precoce continua sendo o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Ao ser identificado prematuramente pode ser tratado e impedindo que o tumor alcance outros órgãos. Ele pode ser detectado em fases inciais e, portanto, aumentando assim as chances de tratamento e cura.
Segundo os especialistas da área da Saúde, a mamografia ainda é o único exame capaz de detectar o câncer em estágio inicial, com cerca de 1 centímetro. Com esse tamanho, o nódulo ainda não pode ser palpado. Porém é com esse tamanho, que a doença pode ser curada em até 95% dos casos.