Notícias

Laços que abraçam: Outubro Rosa, vista essa causa

Campanha mundial realizada anualmente no mês de outubro, busca a conscientização das mulheres a respeito da prevenção e do diagnóstico do câncer de mama

14/10/2020 - 09:00

O mês de outubro é conhecido em todo o mundo como um mês marcado por campanhas e ações afirmativas relacionadas ao diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado todos os anos desde a década de 90.

 

 

O objetivo é trazer à sociedade informações sobre a doença, conscientizar, proporcionar e facilitar o acesso aos serviços de diagnóstico e contribuir para a redução da mortalidade. O nome da campanha remete à cor do laço que é um símbolo internacional usado por pessoas, empresas e organizações que promovem movimentos de combate ao câncer.

 

 

SINTOMAS 

O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de um caroço na mama. Há nódulos que são indolores, irregulares e duros. No entanto, há os que são macios e arredondados. Por isso, é importante ir ao médico para um diagnóstico preciso. Outros sinais compreendem:

– Pele irritada;

– Inchaço;

– Dores no mamilo e vermelhidão;

– Saída de secreção (que não seja o leite materno);

– Caroço nas axilas;

 

 

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico precoce continua sendo o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Ao ser identificado prematuramente pode ser tratado e impedindo que o tumor alcance outros órgãos. Ele pode ser detectado em fases inciais e, portanto, aumentando assim as chances de tratamento e cura.

 

 

Segundo os especialistas da área da Saúde, a mamografia ainda é o único exame  capaz de detectar o câncer em estágio inicial, com cerca de 1 centímetro. Com esse tamanho, o nódulo ainda não pode ser palpado. Porém é com esse tamanho, que a doença pode ser curada em até 95% dos casos.

Comentários

Os comentários aqui descritos não respresentam opnião da Revista Personnalité e é de inteira responsabilidade do usuário.

Mais Lidas