Notícias

Inpiração: acompanhe a história de Zeca, o menino prodígio

Com apenas 17 anos de idade, ele foi aprovado em quarto lugar para engenharia civil pelo Enem

04/02/2019 - 08:00

 

 

No dia 26 de dezembro de 1995, veio ao mundo José da Silva Andrade Neto, orgulho das famílias Lemos Andrade e Figueira de Brito. O neto de José da Silva Andrade e Irma Lemos dos Santos Andrade (avós maternos) e Cordelio de Brito e Edilse Figueira de Brito (avós paternos) começou o seu legado cedo. Em 2013, com apenas 17 anos de idade, ele foi aprovado em quarto lugar para engenharia civil pelo Enem, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Muito determinado, José Neto já escreveu o caminho do sucesso de sua vida profissional, afinal as fronteiras só existem para serem ultrapassadas. Após ser graduado como Engenheiro Civil agora em dezembro, Zeca já está de malas prontas para Cingapura, onde apresentará quatro de seus projetos, que ele realizou como pesquisador do Laboratório de Ensaios em Durabilidade dos Materiais (LEDMa). Depois, o seu próximo destino será Porto Alegre, pois ele obteve o primeiro lugar no mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Posteriormente, fará doutorado na University ir Sheffield-Inglaterra e, por fim, pós-doutorado em École Polytechnique Fédérale de lausanne – Suíça.

 

 

 

Com um currículo lattes impecável, José Neto publicou, em sua vida acadêmica, diversos artigos e recebeu algumas premiações. Realizou, também, iniciação científica no Centro Tecnológico das Argamassas (CETA), tendo como foco a reologia de argamassas industrializadas.

 

 

Eu conheço Zeca desde criança, ele sempre foi um menino focado e gentil, não estou surpresa dele ter ido tão longe. Me sinto realizada, afinal o sonho de toda professora é ver o seu aluno alçar voos que ultrapassem os limites do céu”. Com tia Rose, onde tudo começou na Vivinfancia.

Rose, professora do Zeca.

 

 

O conquistense tímido e reservado revela-nos aonde os jovens brasileiros podem chegar com estudo, foco e determinação. Zeca é a prova de que investir em uma boa educação e estimular nossos filhos a trilharem o caminho do conhecimento rendem bons frutos. Quantos talentos permanecem escondidos ou nunca serão descobertos, por não colocarmos nossas crianças e jovens em escolas verdadeiramente dignas e amparadas por recursos tanto para os alunos, quanto para os professores? A esperança é que exemplos como ele inspirem muitos jovens a ir atrás de seus sonhos e concretizá-los.

 

 

Zeca é um daqueles amigos que admiramos. Sua determinação e compromisso só não são maiores que a sua simplicidade”,

            Nilson, amigo de Zeca

 

 

 

 

 

 

Aos 12 anos de idade, Zeca conheceu o seu padrasto Marcos Cairo e o carinho e admiração entre ambos foram inevitáveis Aos olhos da família são dois grandes amigos.

 

Eu aprendo muito com esse garoto. Quando penso que sei tudo sobre a vida, ele vem e me surpreende mais uma vez com algo novo”.

         Marcos Cairo Padrasto

 

 

 

Ser mãe sempre foi meu grande sonho. Quando Deus me presenteou com meu querido primogênito, soube desde nosso primeiro encontro que Ele superou o imaginável. Ali mesmo na sala de parto, em homenagem ao meu amado pai, escolhi o seu nome: Jose Silva Andrade Neto, a minha maior fonte de vida”.

Mãe Ana Karine Lemos Andrade Cairo

 

 

Zeca foi um presente de Deus para mim. Ele é um grande exemplo de disciplina, perseverança e humildade”.

Pai Marcos Rogério Figueira de Brito.

 

 

José Neto representa pra mim o que de melhor a vida é capaz de nos apresentar: os extremos de humildade e capacidade, da inteligência aliada ao trabalho, do amor aliado à ciência, no desejo de melhorar alguma coisa desse mundo através dos seus experimentos, que materializam em toda essa luz que ele traz consigo. Sinto orgulho e admiração infinitos!

Tia Valéria sentada e seus primos Victor,Sarah e Nina.

 

 

 

Zeca, você é um presente de Deus enviado para a nossa família. Torço muito pelo seu sucesso e sei o quanto você batalha pelos seus sonhos. Tenho certeza de que você vai muito longe. Conte sempre comigo, nós te amos muito!”.

            Sheila Lemos (tia), Ana Clara e Karol (primas)

 

 

 

 

 

Comentários

Os comentários aqui descritos não respresentam opnião da Revista Personnalité e é de inteira responsabilidade do usuário.

Mais Lidas