Notícias

Essa dor é de matar!

Tendinite calcária no ombro pode causar dor incapacitante

Marcelo Saback - 11/09/2018 - 12:00

 

Você já sentiu dor no ombro alguma vez na vida? Saiba que essa dor chata pode ser tendinite, que em casos mais doença mais grave e agressiva, que incomoda muito e pode até incapacitar. É a tendinite calcária, aquela em que há deposição de cálcio (calcificação) no tendão. Esse problema pode atingir todos, especialmente mulheres acima dos 35 anos.

Geralmente, o ombro direito é mais acometido do que o ombro esquerdo. A tendinite calcária pode causar dor e inflamação intensas. Não se trata de uma dorzinha qualquer; ela pode ser realmente incapacitante. No ombro, essa calcificação ocorre mais no tendão do supra-espinhal, um dos tendões que compõem o manguito rotador.

Esse tipo de tendinite não tem relação com acidentes, trauma prévio ou com outras doenças. Algumas teorias tentam explicar os mecanismos envolvidos na calcificação do tendão, porém a tendinopatia calcária é considerada hoje multifatorial.

Exames de raio-x, ultrassonografia e ressonância magnética podem ser utilizados no diagnóstico do problema. Esse último é bastante útil para diferenciar os casos de tendinite, tendinite simples ou bursite.

A tendinite calcária costuma ser tratada sem a necessidade de cirurgia e normalmente evolui para a cura. O tratamento geralmente envolve fisioterapia, uso de anti-inflamatórios ou injeções de esteroides locais ou sistêmicas e métodos mais modernos. A terapia por ondas de choque extracorpórea, por exemplo, é considerada, atualmente, uma boa alternativa a terapias convencionais.

A cirurgia é indicada para casos crônicos que não obtiveram sucesso com o tratamento clínico.  Nesse caso, o procedimento escolhido, na maior parte das vezes, é a artroscopia, método minimamente invasivo que permite aos médicos diagnosticarem e tratarem lesões articulares e doenças através de pequenas incisões na pele.

Comentários

Os comentários aqui descritos não respresentam opnião da Revista Personnalité e é de inteira responsabilidade do usuário.