Notícias

ELOMAR e TITANE CONQUISTA ABRE TURNÊ PELO BRASIL

Depois de vários pedidos do público, após o lançamento do CD “Titane Canta Elomar”, ano passado,no Palácio das Artes em Belo Horizonte, o concerto sai em circulação pelos palcos do Brasil,cantando um repertório selecionado especialmente para esse encontro

13/05/2019 - 17:00

 

 

ELOMAR, compositor, violonista e cantor, recebe neste projeto de circulação a cantora mineira, Titane.  Com vários discos gravados, o mais novo trabalho da cantora marca um tempo inédito em sua carreira ao se dedicar à obra de um único compositor.  Depois de aclamados pedidos, após lançamento do CD Titane Canta Elomar em março de 2017, os dois saem em circulação pelo Brasil, em um lindo encontro. Eles dividem o palco fazendo canções de Elomar, que trata de castelos, rainhas e princesas, do mundo encantado do Medievo, da Estrada das Areias de Ouro, da Ibéria, de tempos atrás.

 

 

 

A primeira e única vez que Titane cantou com Elomar foi no final de 2016, em Belo Horizonte, em um concerto de comemoração aos 80 anos do artista. “Elomar é um cavaleiro encantado, um dos maiores compositores da história da música brasileira. Ter minha voz soando em duo com a voz dele, recebê-lo no palco me enche de alegria e encantamento! Fico orgulhosa por podermos oferecer este encontro ao público do Brasil”, diz Titane.  A segunda vez, se encontraram no palco, na Sala Minas Gerais, foi em 8 de dezembro de 2018, no concerto “Titane Em Noite de Santo Reis”, com nome que alude à canção composta por Elomar e lançada em 1986.

 

Neste projeto de concerto, Titane e Elomar serão acompanhados por Hudson Lacerda (violões) e João Omar, instrumentista e maestro que tocará violão e violoncelo.

 

 

 

 

No repertório, o público vai matar vai saudade ao conferir no repertório clássicos de Elomar, como Arrumação, Campo Branco, Clariô, Faviela, Corban e Cantiga de Amigo. Canções interpretadas na inconfundível voz de barítono de Elomar e na voz da cantora.  Titane vai cantar também pela primeira vez com esse trio algumas canções do repertório do recém-lançado CD “Titane Canta Elomar”. “É uma oportunidade rara para uma cantora de música popular cantar um repertório de música brasileira, composto por Elomar, em circulação nacional, tão importante para o cenário musical, e acompanhada por esse trio de músicos incríveis”, explica.

 

 

 

FICHA TÉCNICA:

Elomar – voz e violão

Titane – voz

João Omar – violão e violoncelo

Hudson Lacerda – violões

 

 

 

SOBRE ELOMAR

Compositor, violonista e cantor, Elomar Figueira Mello nasceu na cidade baiana de Vitória da Conquista e aprendeu a tocar violão ainda garoto. Gravou seu primeiro compacto em 1968, um disco independente com as faixas autorais O Violeiro e Canção da Catingueira.

Boa parte de seus textos musicais são escritos em linguagem dialetal sertaneza (sic); título de linguagem atribuída por ele mesmo. Com sua forma autêntica de tocar o violão, muitas vezes alterando a afinação do instrumento, Elomar se tornou uma grande referência na música brasileira. Sua proposta poética revela e faz alusões permanentes a valores artísticos fundados nas tradições européias, sobretudo, as medievais e ibéricas, assim como ao universo judaico e cristão.

 

Surgem assim em seus poemas cavaleiros, nobres intrépidos, donzelas, princesas, menestréis, castelos, corcéis e valores como honra, coragem e amor. Para narrar esse imenso universo, ele utiliza formas clássicas da cultura erudita como o romance, épicos, autos e antífonas. No entanto, todo esse mundo é filtrado e recriado pelo imaginário sertanejo nordestino. A cultura oral e popular, assim, se impõe para contar as histórias da gente do sertão.

 

 

 

 

SOBRE TITANE

Em 30 anos de trajetória, Titane pautou seu percurso por escolhas rigorosas. Do repertório aos arranjos, tudo sempre foi feito para desafiar os limites de sua interpretação, sustentada por uma voz afiada como lâmina. Titane vai além dos padrões convencionais do mercado criando desde as “Minas Gerais nacionais” – como se refere o jornalista Pedro Alexandre Sanches ao citar sua representatividade na cena brasileira mesmo atuando fora do eixo Rio-São Paulo –, dando sua interpretação original à obra de diferentes compositores brasileiros.

 

Intérprete por excelência, desde seu primeiro disco (1985) alia canções inéditas de compositores contemporâneos ao cancioneiro popular. Em Inseto Raro (1996) gravou inéditas de Chico César, Lenine, Luiz Tatit, Maurício Pereira, André Abujamra e canções de domínio público.

 

Com o disco Sá Rainha (2000) protagoniza junto a outros artistas da sua geração o momento de gestação de uma música fundada em elementos afromineiros, segmento que hoje está em plena expansão. Ainda nesta seara, com o show cênico musical Titane e o Campo das Vertentes (a partir do qual produziu DVD (2012) e livro (2015)) permanece sintonizada afetiva e culturalmente coma sua cultura de origem, evoluindo como artista de seu tempo, revelando a contemporaneidade da produção artística dos rincões do Brasil.

 

Com o disco ANA (2008) Titane surpreende ao apresentar uma coletânea da nova cena musical mineira experimentando outras alturas para o seu canto em uma interação suave com as tecnologias. Com Tulio Mourão vem apresentando os shows-manifesto do disco Paixão e Fé (2015), em que refletem sobre a mineração e o direito à vida. Seu mais novo disco Titane canta Elomar (2018) marca um tempo inédito em sua carreira ao se dedicar à obra de um único compositor.

 

Intérprete por excelência, desde seu primeiro disco (1985) alia canções inéditas de compositores contemporâneos ao cancioneiro popular. Em Inseto Raro (1996) gravou inéditas de Chico César, Lenine, Luiz Tatit, Maurício Pereira, André Abujamra e canções de domínio público.

 

 

 

 

SERVIÇO

CONCERTO DE OUTONO: ELOMAR e TITANE CONCERTO DE CIRCULAÇÃO NACIONAL

 

Músicos convidados: João Omar e Hudson Lacerda

Local: Nova sede do Mediterrâneo – Complexo Mediterrâneo

Vitória da Conquista – Bahia

Dia: 25 de maio de 2019

Hora: 20h

 

Realização: Casa dos Carneiros

Produção Executiva: Rossane Comunicação e Cultura

Parceria: Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista

Apoio Cultural: Grupo Teiú, Colégio Oficina, Hotel Ibis (bandeira vermelha), Complexo Mediterrâneo

 

INGRESSOS  

Inteira: R$ 100,00

Meia: R$ 50,00

Venda de Ingressos: Sede da Rossane Comunicação – Rua Siqueira campos, 578 – Recreio, ao lado do Rotary Clube.

Informações: 77-3421-4881 – atendimentorossane@gmail.com

Venda de Ingressos pela internet: http://rossanecomunicacao.com.br/web/elomar-e-titane/

 

 

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Rossane Nascimento
Rossane Comunicação e Cultura,  Tel.: (77) 3421-4881 atendimentorossane@gmail.com
Para promoção e divulgação, a cantora Titane e os instrumentistas convidados atenderão a imprensa.
Não está permitido o registro – fotografia, filmagem, gravação de áudio –  durante o concerto, ou no foyer, caso Elomar se dirija para atender ao público. A restrição é válida para imprensa em geral.

Comentários

Os comentários aqui descritos não respresentam opnião da Revista Personnalité e é de inteira responsabilidade do usuário.