Notícias

Dra. Cristiane Ferrari destaca a importância e funções do Endocrinologista

Com quase 20 anos de atuação a Dra. Cristiane Ferraz é referência na área em Vitória da Conquista.

08/08/2018

Em uma conversa exclusiva com a endocrinologista  Dra. Cristiane Ferrari muitas dúvidas foram esclarecidas sobre a importância desta especialidade e os campos de atuação.

O Endocrinologista é o médico especializado em glândulas endócrinas, as responsáveis por produzir hormônios. O que muitos não sabem é que os hormônios estão diretamente ligados com a produção de substâncias que regulam o funcionamento do corpo e equilibram atividades sistemáticas do organismo.

Ela nos contou que a maior motivação em se destacar como Endocrinologista teve origem em sua casa, pois, os casos de sobrepeso na família  a preocupa desde muito cedo.

Além de muita experiência no que faz, Dra. Cristiane possui uma grande ligação com seus pacientes e os trata como se fossem seus familiares.  Segundo ela, a relação de amizade com as pessoas que a procuram é recorrente, até porque, uma parte dos pacientes  possuem enfermidades que necessitam de acompanhamento a vida inteira, como  Diabetes, Obesidade, Tireodiopatia e Dislipidemias. “Uma realização pra mim é perceber como consigo ajudar meus pacientes, acabo me tornando amiga deles e a vida pessoal deles também faz parte da minha consulta”, afirma a  especialista.

 

Revista Personnalité – As pessoas costumam confundir a função do Endócrino com a do Eutricionista. Porque isto acontece? Quais as principais funções de um Endocrinologista?

Dra. Cristiane- Essa confusão sempre acontece, nós endocrinologistas avaliamos as funções hormonais e o bom funcionamento do corpo. Lógico que a orientação da alimentação faz parte da consulta, normalmente, nós damos uma avaliação inicial fazendo orientações, mas o nutricionista é super importante para o sucesso do tratamento. Na verdade, é um trabalho em equipe, enquanto o Endocrinologista avalia alterações do metabolismo, o Nutricionista verifica os efeitos de cada alimento no organismo.

 

Personnalité- O número de pessoas com diabetes cresceu 61,8% nos últimos 10 anos. É um problema que tem afetado pessoas de todas idades e gêneros. Como o endocrinologista pode ajudar na prevenção da doença e no acompanhamento de diabéticos?

Dra. Cristiane- Existe uma forte relação entre Obesidade e Diabetes. O envelhecimento da população influência bastante também. Por isso, é super importante fazer o diagnóstico precoce da doença, muitas vezes, incidir o tratamento medicamentoso e nutricional já desde o início faz uma enorme diferença.

 

 

Personnalité- É muito importante que toda mulher tenha não só uma Ginecologista de confiança, como também um Endócrino, afinal, problemas de distúrbio hormonal são tratados com este profissional.  Quais os principais problemas oriundos dos distúrbios hormonais? Quando procurar a Endocrinologista?

Dra. Cristiane- O Endocrinologista normalmente avalia a função hormonal dos ovários, tireoide e outras glândulas como a adrenal. Alterações ovarianas como a síndrome dos ovários policísticos deve ser diagnosticada corretamente e  tratada com os dois profissionais,  Endocrinologista e Ginecologista. Outra observação é que  Patologias Tireoidianas são mais frequentes em mulheres, por isso é essencial para prevenção  de doenças  ter um Endócrino e Ginecologista  de confiança.

 

Personnalité- Outro campo de atuação indispensável é o acompanhamento do crescimento infantil, é quais momentos deve-se levar a criança no endocrinologista?

 Dra. Cristiane- As crianças sempre precisam de avaliação de um endocrinologista, especialmente, em casos quando há alteração no desenvolvimento puberal antes do período da puberdade. E também, nos casos de baixa estatura, em que é preciso ser feito uma avaliação do eixo hormonal.

Depois de todas estas informações, não descuide de sua saúde. Procure o seu especialista e faça uma avaliação. A prevenção ainda é melhor forma de evitar futuros transtornos. Invista no bem mais precioso da sua vida: você!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Os comentários aqui descritos não respresentam opnião da Revista Personnalité e é de inteira responsabilidade do usuário.

Mais Lidas