Notícias

Dra. Andrea fala sobre a Terapia Ocupacional e o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

01/07/2019 - 08:00

 

 

O Transtorno do Espectro Autista-TEA se manifesta nos níveis leve, moderado e grave. Dentro do espectro há pessoas com sinais não tão evidentes socialmente, e outras com sintomas que comprometem a interação social e autonomia. Tais sinais e sintomas podem estar relacionados a falhas no processamento das informações sensoriais necessário para a produção de respostas adaptativasalterando o desempenho nas áreas motoras, cognitivas, linguagem ou sócio-emocional. Outro aspecto é a disfunção executiva que se manifesta nas dificuldades do planejamento de ações, memória, atenção e concentração, linguagem, volição e no reconhecimento dos códigos de condutas sociais.

 

 

 

 

O Terapeuta Ocupacional pode usar suas habilidades de treinamento e avaliação avançados para desenvolver uma dieta e integração sensoriais eficazes no acompanhamento da pessoa com TEA. As estratégias usadas têm impacto na alteração sensorial e nos comportamentos evitativos, auxiliando a lidar com transições sensoriais com menos stress; e em habilidades para executar tarefas das atividades da vida diária (AVD), a autogerir o comportamento, e orientação constante para a família.

A dieta sensorial, segundo a Terapeuta Ocupacional Johanna Cordeiro Melo Franco, é um planejamento de atividades diárias projetado de forma específica e gradativa para a pessoa com TEA. A dieta sensorial favorece o sistema nervoso, e ajuda a pessoa com TEA no auxílio à atenção e desempenho ocupacional.

 

 

 

 

Na prática da Integração Sensorial, os Terapeutas Ocupacionais usam uma série de atividades destinadas especificamente para despertar todos os sentidos de forma organizada, avaliando formas adequadas para organizar as pessoas dentro do TEA.

A intervenção da Terapia Ocupacional é comprovada na melhoria da comunicação, das habilidades de interação e nas habilidades motoras. Além de reduzir a ansiedade e aumentar as oportunidades das pessoas com TEA para prosperar e alcançar as demandas do ambiente.

 

 

Comentários

Os comentários aqui descritos não respresentam opnião da Revista Personnalité e é de inteira responsabilidade do usuário.