Notícias

Dia mundial do café: uma paixão nacional

Saiba mais sobre essa delícia que conquistou o mundo

14/04/2020 - 16:00

 

Ele é o queridinho das nossas manhãs: com ele despertamos, ganhamos energia e tornamos os dias melhores. O hábito de tomar um cafezinho torna mais doce as nossas manhãs. Na hora de acordar, durante o trabalho, depois do almoço, à tarde e até como pretexto para sair com os amigos e bater aquele papo descontraído de final de expediente. A fama dessa bebida saborosa é tanta, que hoje (14) é a data escolhida para celebrar mundialmente o seu dia.

 

 

A data não tem autoria definida, mas é apreciada de tantas maneiras pelo mundo afora e, ao longo do tempo, o café ganhou novos sabores e formas de preparo. E são para os paladares que degustam essa bebida, que a gente trouxe aqui vários benefícios que o café proporciona todos os dias, confira:

 

1- Tomar café faz bem ao coração

Sim, além de aquecer a alma, ele também faz bem para o coração. O Instituto do Coração (INCOR) de São Paulo e o New England Journal of Medicine fizeram uma pesquisa sobre o consumo de café e o resultado foi ótimo para quem ama a bebida. Quem tomou nosso elixir não teve alterações arteriais, aguentaram mais tempo na esteira e apresentaram aumento dos níveis das gorduras boas.

2 – Aliviar o Stress

Em um estudo feito simultaneamente nos Estados Unidos, Portugal e Brasil ficou comprovado que o café e sua cafeína ajudam a melhorar o humor, aliviar o estresse e ainda garante mais desempenho no tempo de reação, memória e raciocínio.

3 – Evitar câncer

Segundo o site Saúde Dica, a incidência do câncer de mama, cancro da faringe e oral, próstata, fígado e esofágico pode ser evitada com a ingestão de pelo menos uma xícara de café por dia. Por ser rico em antioxidantes listados acima, ajuda a evitar a degradação e alteração das células. Prevenindo, assim, o surgimento de mutações que podem resultar em tumores.

4 – Estimula a Digestão

Mesmo sendo um sucesso absoluto depois do almoço, poucos sabem que o café é recomendado para estimular a digestão. De acordo com o Dr. Darcy Lima, a bebida estimula os intestinos, o reflexo do estômago e do retosigmoide (parte final do intestino grosso), aumentando assim o movimento gastrointestinal e facilitando a digestão.

 

5 – Rejuvenesce

Não é de hoje que o poder rejuvenescente do café é explorado principalmente pela indústria de cosméticos. Marcas como Natura, Avon e Attrato apostam nas substâncias antioxidantes do café verde para melhorar ainda mais a eficácia de seus produtos. Inclusive, a marca Kapeh dedicou-se única e exclusivamente no café para desenvolver diversos produtos de seu portfólio.

Todo esse interesse se dá pela presença de muitos componentes do grupo dos polifenóis e antioxidantes (responsáveis por atrasar o processo de envelhecimento e o aumento da esperança de vida). Além de ajudar na saúde, os extratos do grão verde são os mais utilizados na produção de cremes antirrugas.

6 – Diabetes

Ficou comprovado que algumas substâncias contidas no café ajudam na redução de glicose e insulina. A Escola de Saúde Pública de Harvard o qual mostrou que pessoas que aumentaram o consumo de café por dia num período de quatro anos tiveram um risco 11% menor de desenvolver o diabetes tipo 2. Para aqueles que diminuíram o consumo da bebida, registrou-se um aumento de 17% para desenvolver a doença. Mas lembre-se de diminuir o açúcar em cada dose.

7 – Café Emagrece

A resposta é SIM!

Ele é ótimo para estimular e aumentar o desempenho em exercícios físicos com a sua cafeína. Além desse estímulo extra, o café ajuda na liberação de ácidos graxos da gordura estocada no corpo, em termos mais simples, a queima de gordura.

8 – Osteoporose

Houve-se um tempo em que médicos e nutricionista julgavam o café e a cafeína como os vilões da osteoporose. Acreditava-se que a bebida impedia a absorção do cálcio no organismo, enfraquecendo assim os ossos. No entanto, especialistas comprovaram há pouco tempo que tudo isso se trata de um grande engano, desde que a gente consuma com moderação e sem exageros.

Comentários

Os comentários aqui descritos não respresentam opnião da Revista Personnalité e é de inteira responsabilidade do usuário.

Mais Lidas