Notícias

Dia Internacional da Dança: Veja uma programação especial para esse dia

Várias companhias do setor da dança quiseram festejar a data com iniciativas que podem ser desfrutadas nas plataformas digitais

29/04/2020 - 10:00

Comemorado anualmente em 29 de abril, o Dia Internacional da Dança, também conhecido como Dia Mundial da Dança, é destinado a homenagear uma das manifestações artísticas mais animadas e antigas que existem. A dança tem o poder de captar e transmitir traços particulares de diferentes culturas através dos tempos. Existem diversos estilos de dança diferentes, cada um com a sua própria personalidade. O Dia da Dança busca a valorização dessas identidades distintas.

 

 

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura escolheu o dia 29 de abril por ser a data de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810). Ele ultrapassou os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra. Sua proposta era atribuir expressividade a dança por meio da pantomima, a simplificação na execução dos passos e a sutileza nos movimentos. Noverre se destaca na história por ter escrito um conjunto de cartas sobre o balé de sua época

Por conta da pandemia da covid-19, o isolamento social mantém as pessoas dentro de suas casas, mas nem por isso elas vão ficar sem dança nesse dia especial! Várias companhias e outras entidades do setor da dança quiseram festejar a data com iniciativas que podem ser desfrutadas nas plataformas digitais, como a Companhia Nacional de Bailado (CNB), a Culturgest, a Companhia de Dança de Almada, a Artemrede, entre outras. Confira!

 

 

Companhia Nacional de Bailado (CNB)

A CNB comemora o dia do nascimento do criador do bailado moderno e autor da obra teórica “Lettres sur la Danse”, no quadro da programação #FicarEmCasaNaNossaCompanhia, com propostas desde espetáculos, contacto com os bailarinos e o seu quotidiano desde casa, propostas de outras instituições congéneres, ou até mesmo desafios para crianças e adultos.

Ao longo do dia, estará disponível no ‘site’ da CNB o filme de Cláudia Varejão “No Escuro do Cinema Descalço os Sapatos”, um documentário estreado em 2016, que percorre os bastidores da companhia.

 

Documentário Água

O documentário “Água” foi escolhido pela associação Artemrede para festejar o Dia Mundial da Dança, que segue o espetáculo “Vale”, de Madalena Victorino, e será exibido em streaming, às15:00, nos canais Youtube, Facebook e Instagram da Artemrede. “Água” é um documentário de Eva Ângelo sobre o espetáculo “Vale” de Madalena Victorino, no qual cruza as águas do Tejo e as suas comunidades.

 

Espetáculo “Trio – Três coreógrafos Galili – Giggi- Cardoso

A companhia Quorum Ballet, por seu turno, vai apresentar online o espetáculo “Trio – Três coreógrafos Galili – Giggi- Cardoso”, disponível na plataforma Vimeo a partir das 21:30, até ao dia 03 de maio, segundo a organização.

 

Peça coreográfica “Cesena”

A data vai também ser festejada às 21:00, pela Culturgest, com a peça coreográfica “Cesena”, de Anne Teresa de Keersmaeker, que valeu à coreógrafa belga o Grande Prémio da Dança de Montreal. O espetáculo será transmitido em ´streaming´ na quarta, 29 de abril, ficando disponível apenas até ao dia seguinte, no Facebook e no Youtube.

 

Aula de dança contemporânea

Nesse dia especial, a Companhia de Dança de Almada vai “entrar” na casa do público apreciador de bailado com um programa que incluirá a partilha de vídeos e atividades ‘online’, destinados quer ao público em geral, quer à comunidade de bailarinos e alunos com os quais a companhia está envolvida. O público também terá acesso a uma aula de dança contemporânea, aberta a todos, dirigida por Vaclav Kunes, diretor artístico e coreógrafo da companhia checa 420 People, parceira do projeto europeu Clash!

Com informações oimparcial

Comentários

Os comentários aqui descritos não respresentam opnião da Revista Personnalité e é de inteira responsabilidade do usuário.

Mais Lidas