Notícias

DIA DO DISCO DE VINIL: descubra alguns dos discos mais marcantes e inesquecíveis da história

O disco foi responsável por trazer tanto o rock alternativo quanto o grunge para o grande público

20/04/2021 - 09:00

 

A comemoração do Dia do Disco de Vinil acontece todo dia 20 de abril em homenagem ao dia da morte do músico Ataulfo Alves, que morreu em 1968. Confira abaixo alguns dos discos mais inesquecíveis da história.

The Dark Side of The Moon, Pink Floyd

 

Lançado em 1973, foi um dos maiores discos da história, marcando várias gerações do rock. Foi o álbum mais vendido do Pink Floyd e um dos mais comercializados em todos os tempos, chegando a mais de 45 milhões de cópias vendidas apenas em seu ano de lançamento. A obra também já somou mais de 900 semanas no ranking da Billboard 200, sendo 795 consecutivas.

Suas músicas abordam temas como conflito, egoísmo, ganância, o tempo, a morte e distúrbios mentais, este último inspirado na história do integrante e fundador do grupo, Syd Barrett.

Com uma das capas mais enigmáticas da história, o designer britânico Storm Throgerson buscou atender o pedido do tecladista Richard Wright por uma ilustração “simples e ambiciosa”. Thorgerson também foi autor de outras capas memoráveis, como dos álbuns do Led Zeppelin e do Muse.

 

Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band , Beatles

 

O oitavo álbum dos Beatles ganhou destaque em 1967 por conta de sua produção inovadora, tanto na parte instrumental, como nas letras criativas. O disco ainda foi reconhecido por unir a música popular e a arte erudita. Entre os hits do álbum estão “With a Little Help from My Friends”, “Lucy in the Sky with Diamonds” e “A Day in the Life”.

O trabalho rendeu mais de 30 milhões de cópias vendidas mundialmente, passou 27 semanas no topo da UK Albums Chart, e 15 semanas na primeira posição na Billboard. Além disso, conquistou quatro Grammys em 1968, sendo o primeiro disco de rock a conquistar o ‘Álbum do Ano’.

 

Thriller, Michael Jackson

 

O icônico álbum de Michael Jackson foi lançado em 1982 e, um ano após seu lançamento, já tinha atingido mais de 110 milhões de cópias vendidas ao redor do mundo. Além disso, chegou ao topo da Billboard 200, sendo “Billie Jean” e “Beat It”os singles que lideraram a tabela musical Billboard Hot 100.

É um disco marcante, que explorou gêneros como o pop, pop-disco, rock e funk, além de ter contato com a participação do Paul McCartney.

Em Thriller, o rei do pop partiu do princípio de que gostaria de fazer um álbum no qual “todas as músicas seriam matadoras”, o que influenciou também o nome do projeto.

 

Legend, Bob Marley & The Wailers

 

Legend é o disco de reggae mais vendido em todos os tempos, conquistando mais de 20 milhões de cópias comercializadas em todo o mundo. A coletânea de hits reúne os principais sucessos de Bob Marley & The Wailrs. O álbum conquistou a 46ª posição na lista da Rolling Stone Eua dos 500 maiores discos de todos os tempos, e até 2017, já havia completado 500 semanas na Billboard 200, sendo o segundo disco a ficar mais tempo no ranking.

 

Nevermid, Nirvana.

 

Estima-se que o segundo álbum da banda, lançado em 1991, tenha vendido mais de 35 milhões de cópias. Só em janeiro de 1992, foram vendidas 300 mil cópias por semana.

Ganhou popularidade devido ao primeiro single “Smells Like Teen Spirit”. A capa, também muito marcante, com um bebê nadando atrás de uma nota de US$ 1 presa num anzol, foi eleita como uma das melhores de todos os tempos.

disco foi responsável por trazer tanto o rock alternativo quanto o grunge para o grande público, e foi classificado entre os maiores álbuns de todos os tempos pela Rolling Stone e pela Time.

Com informações Cultura UOL

Comentários

Os comentários aqui descritos não respresentam opnião da Revista Personnalité e é de inteira responsabilidade do usuário.

Mais Lidas