Notícias

Conheça os benefícios da Terapia Ocupacional em Pediatria

A dra. Patricia Barreto esclarece todas as dúvidas sobre esse tipo de acompanhamento

10/01/2019 - 08:00

O Terapeuta Ocupacional em Pediatria é o profisional responsável por trabalhar a autonomia e a independência nas atividades do cotidiano, de forma que a criança consiga realizar funcionalmente as atividades na escola, em casa, na comunidade, na hora de brincar, de se vestir, da higiene, da alimentação, do aprendizado, e na melhora da coordenação motora fina e grossa. Pode-se utilizar atividades adaptativas com ou sem recursos da Tecnologia Assistiva, bem como estratégias de comunicação alternativa para compreensão e socialização com as pessoas de forma objetiva e simples.

 

 

A Terapia Ocupacional está além das deficiências. Os atendimentos são sempre realizados e pensados de forma holística em como melhorar, manter ou promover o desenvolvimento das competências motoras, cognitivo-perceptivas sensoriais, treino das Atividades de Vida Diária, mudanças no ambiente ou na rotina, orientação aos pais quanto às melhores posturas e estratégias facilitadoras para um bom desempenho ocupacional nas diferentes atividades da criança. Trata-se de um trabalho voltado para a funcionalidade da criança na execução de suas atividades, de forma autônoma, livre e acessível.

 

 

 

Atua também abrangendo diversos problemas nos componentes cognitivos, sensório-motores e psicossociais nas crianças que apresentam dificuldades nas diferentes áreas de desempenho (Atividades da Vida Diária, Produtivas e de Lazer), considerando os seus diferentes domínios de uma forma global e numa perspectiva de integração familiar, educativa e social.

 

 

A Terapia Ocupacional em Pediatria pode atuar nas áreas de reabilitação relacionadas com:

 

 

  • Paralisia cerebral;
  • Atrasos globais de desenvolvimento;
  • Hiperatividade e déficits de atenção;
  • Dificuldades específicas de aprendizagem;
  • Síndrome de down;
  • Espectro autista;
  • Prematuridade;
  • Baixa visão Síndromes e deficiências, dentre outras limitações.

 

 

Dra. Patricia Barreto Terapeuta Ocupacional Crefito 7 nº 10859-TO
Especialista emTerapia Ocupacional Pediátrica;
Psicomotricidade;
SaúdePública;
Contextos Hospitalares.

 

77-99978-3890  / 3421-8479

Comentários

Os comentários aqui descritos não respresentam opnião da Revista Personnalité e é de inteira responsabilidade do usuário.