Notícias

Calçado Correto: Médico ortopedista destaca a importância do melhor modelo de tênis para cada atividade física

Dr. Alan sugere que, se preciso, a pessoa deve buscar ajuda de um profissional para orientá-lo na escolha ideal

27/12/2019 - 09:00

 

A prática de exercícios físicos regular é uma recomendação feita pela grande maioria dos médicos e profissionais da saúde. Mas você sabia que um dos itens principais é a escolha do calçado? Para isso, é preciso optar pelo modelo certo para cada modalidade, a fim de aumentar a performance, os resultados e rendimentos do praticante. Dr. Aloísio Alan, médico ortopedista, ressalta que a assertividade significa prevenir vários problemas de saúde.

“É preciso ficar atento sobre qual o tipo de calçado se adequa melhor ao pé. O uso do modelo inadequado pode causar dores e lesões no corpo provocadas pelo contato dos pés com o solo durante os exercícios”.

 

 

NA PISADA CERTA: CONHEÇA O TIPO IDEAL PARA AS PRINCIPAIS ATIVIDADES FÍSICAS

 

Corrida e caminhada: tênis leves são os mais indicados: solas macias e flexíveis com a capacidade de absorção de impactos. Essa modalidade exige também um amortecimento reforçado. O solado não deve ter molas muito largas e separadas, e nem pode ser alto demais para não desestabilizar o corpo, porque isso deixa os pés instáveis, podendo gerar um dano para as articulações.

Academia: quem frequenta a academia deve priorizar e pensar no conforto dos pés. É aconselhável provar o modelo a ser comprado, ao final do dia, período em que o corpo está mais inchado, o que acontece também durante o treino. Assim, o acessório irá adaptar com maior facilidade aos seus pés. Modelos que combinam couro e nylon estão entre os mais indicados, porque o material de couro dá sustentação, enquanto o nylon permite uma ventilação ideal, para um maior controle da umidade dos pés.

Crossfit: Esse é um treinamento de alta intensidade. Entre suas principais características estão uma variedade de exercícios e a execução deles em circuito envolvendo técnicas diversas. O especialista recomenda que o praticante deve buscar principalmente os modelos chamados de “minimalistas”. Esse tipo de tênis tem um design moderno, cujo objetivo é simular a dinâmica do passo e dar mais liberdade aos pés. No mercado existem três principais tipos: o mais tradicional que tem até 3 cm de sola e vem com um amortecimento para acertar a pisada e amenizar o impacto; o de solado mínimo, com cerca de 1 cm e que não amortece o choque; e o modelo “Five Finger”, cujo solado é apenas um revestimento de poucos milímetros para que a pessoa não corra descalça. Por isso, Dr. Alan sugere que, se preciso, a pessoa deve buscar ajuda de um profissional para orientá-lo na escolha ideal e atender às necessidades individuais do praticante de esporte.

 

 

Dr. Aloísio Alan – CRM 14248-BA.  Membro Titular da Sociedade Internacional de Cirurgia do Joelho, Artroscopia e Medicina Esportiva (ISAKOS) Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC) Professor do Curso de Medicina UESB Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

 

Comentários

Os comentários aqui descritos não respresentam opnião da Revista Personnalité e é de inteira responsabilidade do usuário.

Mais Lidas