Notícias

AULÃO SOLIDÁRIO BENEFICIARÁ INSTITUIÇÃO CARENTE

Há poucos dias para o Enem, o exame que revolucionou o acesso às universidades, em Vitória da Conquista um Aulão Solidário prepara alunos da rede pública e beneficia instituição carente.

09/10/2018 - 12:30

No evento que acontecerá em 29 de outubro, serão revisados os principais assuntos que são cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio 2018 (Enem), com os temas Atualidades, Gramática e Redação.

 

 

O “Aulão Solidário Labo – Enem 2018” contempla alunos da rede pública e instituições carentes. O programa é uma iniciativa da agência de publicidade Rossane Comunicação e Cultura e é realizado através de parcerias com instituições públicas e privadas, com o apoio de 4 profissionais da educação dereferência na cidade que vão dar dicas para quem está se preparando para concurso, num formato de “Aula Show”.

Todos os professores apoiam o projeto, declinando de seus honorários.

 

 

Isaac Wellness vai fazer uma espécie esquentamento, um motivacional levando uma palavra de superação aos jovens estudantes, a partir do seu exemplo de vida. “Eu tive um câncer considerado raro e agressivo aos 19 anos de idade. Assim como muitas mulheres acometidas pela doença retiram a mama, eu perdi um testículo. Tive metástase nos pulmões e no abdome. Num determinado momento, meu oncologista disse: “Isaac, não tenho mais o que fazer por você. Desenganado pela Medicina, Isaac disse chegou ao fundo do poço, sem forças físicas e emocionais. “Foi quando o acolhimento da família, de amigos e a fé em Deus, milagrosamente, me devolveram a vida. Perdi um “ovo” e ganhei a vida”, afirma Isaac com um bom humor que lhe é característico. Hoje, nove anos depois ter sobrevivido àdoença, segue firme na sua missão e ajudar pacientes oncológicos a superar o câncer, é Personal Trainer Oncológico e voluntário da maior ONG do Brasil voltada para pacientes com câncer (Oncoguia).

 

A professora Andréia Abade trocou o Direito pela Educação. Depois de advogar alguns anos, especializou-se em Direito Público, em Direito de Família e Sucessões. Até descobrir que a sua vocação era mesmo ensinar. Há doze anos, prepara alunos para concursos, Enem e vestibulares no ensino de Redação, o bicho papão dos vestibulares. “Eu trabalhei em grandes escolas particulares da cidade, como professora, formadora de corretores e coordenadora da área de Redação, sou também autora de módulos e, hoje, diretora administrativa do Curso Ponto e Vírgula; mudei de profissão porque entendo a Educação como missão e quero levar para os alunos deste Aulão a nossa solidariedade, não apenas no sentido de dicas de como fazer uma boa redação no ENEM, mas incentivando-os a superar os desafios que a vida nos impõe”, conclui Andréia.

 

 

Adão Albuquerque é licenciado em Geografia, mestre em Educação e trabalha na rede particular de ensino há 29 anos tendo se especializado no ensino de “atualidades”, conteúdo fundamental para o sucesso no Enem e nos vestibulares. “Se envolver nesse projeto é reforçar a minha fé na educação como arma poderosa na transformação do indivíduo e do coletivo do qual ele faz parte. Educar é um ato de amor que alimenta todos que estão envolvidos nesse processo”, afirma o professor.

 

Instituição beneficiada

São 400 vagas disponíveis. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 24 de outubro nas próprias escolas. Os estudantes deverão levar 1kg de alimento não perecível que deve ser entregue no dia do evento, juntamente com a ficha de inscrição. Os alimentos arrecadados serão destinados a ao Centro Terapêutico Renascer, que há 12 anos vem oferecendo um excelente serviço, de recuperação a mulheres com problemas com drogas e outros vícios. A diretora do Renascer, Marluce Dutra, destaca a importância do gesto de solidariedade e cidadania: “Não tenho nem palavras para descrever essa doação, nós vivemos disso, de pessoas que se sensibilizam com o nosso trabalho. Esses alimentos vão ser de grande valia para nós.

Os idealizadores do projeto sentem não conseguir alcançar todo o universo de alunos da rede pública com o programa por limitações várias, mas, mesmo assim, externam satisfação em poder realizar através de parcerias, reunido inclusive o apoio de importantes instituições públicas, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, através das Secretarias de Cultura e de Saúde e Governo do Estado da Bahia, através do Núcleo Regional de Educação. “O que nos move é o exercício da cidadania, compartilhar o bem, dividir e somar, poder dialogar com estes jovens cheios de expectativas para o futuro, dar a eles uma possibilidade de respirar, um refrigério num momento de ansiedade próprio das vésperas do ENEM, comenta Rossane Nascimento, idealizadora do Aulão Solidário.

Para ela, todos que assinam o projeto enxergam nesta ação a oportunidade de exercer o civismo e o amor, abrindo várias possibilidades de despertamento. “Os professores não vão passar apenas os chamados macetes e dicas do Enem, mas, vão também, fazê-los entender que esta é apenas uma etapa da vida, que se não forem aprovados desta vez, poderá ser em outra; e que este é apenas um dos desafios a enfrentar. Queremos sim, dar dicas do ENEM, mas, principalmente, motivá-los para a vida; outros desafios virão e só vencerão aqueles que estiverem preparados para o maior concurso de todos os tempos; sobreviver com ética, com respeito mútuo e ser feliz, independente da carreira ou do título acadêmico conquistado”, conclui Rossane Nascimento, realizadora do evento.

 

 

Os alunos serão recepcionados em clima de festa com direito a um super lanche, já que muitos sairão direto do trabalho para o aulão. Vão receber vários brindes e, para incentivar o gosto pela sétima arte, ganharão um convite do Moviecom Conquista Sul, com entrada gratuita na sala de cinema. Tudo será ambientado como um grande espetáculo, onde eles são estrela.

 

 

SERVIÇO

 

Data: 29 de outubro de 2018
Horário: 18h às 21h
Loca: Auditório do CEMAE
Vitória da Conquista – Bahia

Inscrições: Na secretaria das escolas públicas de ensino médio
Ingresso: Gratuito. Cada pessoa que participar da atividade deverá levar 1kg de alimento não-perecível juntamente com a ficha de inscrição, que deverão ser entregues no CEMAE, no dia do evento.

Realização: Rossane Comunicação e Cultura
Parceria: Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista – Secretarias de Cultura e de Saúde
Governo do Estado da Bahia – Núcleo Regional de Educação.
Apoio: Labo, Colégio Juvêncio, Curso Ponto e Vírgula, Clínica Uro Hemodiálise, Restaurante Bom do
Bom, Salão Oficina do Cabelo, Shopping Conquista Sul, Cortina e Cia, Farmácia Formulize, Mediterrâneo
Cultural, Hotel Universo, Point Digital, Supermercado Nossa Senhora Aparecida, Casa do Vídeo
Professores quem apoiam: Adão Albuquerque, Andrea Abade, Cris Machado e Isaac
Wellness
Contatos para agendamento de entrevistas:
Rosane Comunicação e Cultura – atendimentorosane@gmail.com – 77 3421-4881 – 77 99191-7630

Comentários

Os comentários aqui descritos não respresentam opnião da Revista Personnalité e é de inteira responsabilidade do usuário.